Como Obter uma Carteira de Motorista Polonesa com Base na sua CNH – Prawo Jazdy

English Version

Fala galera!

Dessa vez vou compartilhar com vocês os detalhes sobre a minha experiência em obter uma carteira de motorista polonesa com base na minha CNH. Eu fiz o processo em Varsóvia, mas imagino que o procedimento seja o mesmo em outras cidades. Vou descrever todos os detalhes sobre o processo, e espero que isso possa ser útil para alguns de vocês. 😉

Já que eu fiz a aplicação com base na minha CNH, eu não tive de fazer nenhum exame teórico, prático nem médico para receber a carteira de motorista polonesa.  E o melhor de tudo, no final do processo eu consegui pegar a minha CNH de volta!https://play.google.com/store/apps/details?id=de.zalando.mobile&hl=en

Algumas informações oficiais sobre este procedimento podem ser encontradas em obywatel.gov.pl  e em warszawa19115.pl, mas, infelizmente, está tudo em polonês.

De Forma Resumida

Por que aplicar para a carteira de motorista polonesa? Eu não posso simplesmente dirigir na Polônia com uma permissão internacional para dirigir? Sim você pode! MAS, você só pode dirigir com ela por um período de até 6 meses, depois disso você é obrigado a obter uma carteira de motorista polonesa se quiser continuar dirigindo.

Quem pode aplicar? Qualquer pessoa que tenha uma CNH válida, que tenha se registrado em um Escritório Distrital e que tenha um visto válido (karta pobytu).

Quais são os documentos necessários? Veja nessa seção.

Onde posso fazer a aplicação? No mesmo Escritório Distrital (Urząd Gminy, Urząd Dzielnicy) onde você está registrado. Se você ainda não está registrado em nenhum, você precisa resolver isso antes de solicitar a carteira de motorista (leia esse artigo que Dagi escreveu para saber mais sobre esse processo) – em Polonês esse registro se chama Zameldowanie. No meu caso, eu me cadastrei no urząd dzielnicy Wola, e foi lá que eu fiz a aplicação.

Preciso fazer um agendamento antes de ir? Não. Apenas vá ao Escritório Distrital, pegue uma senha e aguarde a sua vez.

O Escritório Distrital é muito cheio? O Escritório Distrital de Wola é bem tranquilo, especialmente quando comparamos com o Escritório de Estrangeiros, onde você aplica para a karta pobytu.

Quanto custou a aplicação? O custo total foi de 100,50 zl, e você pode pagar no próprio Escritório Distrital.

Quanto tempo demorou todo o processo? O processo levou no total 22 dias corridos (cerca de 3 semanas), desde o dia em que dei entrada no processo (18/10) até o dia em que me ligaram (08/11) dizendo que eu poderia pegar minha carteira de motorista polonesa. 🙂

Qual será a data de validade da minha carteira de motorista polonesa? A data de validade será a mesma da sua CNH. Por isso, se a sua CNH estiver perto de vencer, vale a pena renová-la no Brasil – se você tiver a oportunidade – para então depois aplicar para a carteira de motorista polonesa.

E se minha CNH estiver perto de vencer, existe alguma forma de extender essa data para a carteira de motorista Polonesa? Confesso que eu não passei por essa situação e tampouco vi alguma informação oficial sobre o caso. Entretanto, o Diego Doreto compartilhou um relato no grupo Brasileiros em Gdansk que tratava justamente desse caso:

“Antes de iniciar o processo, faça um exame médico normal para carteira de motorista e entregue o resultado do exame médico junto com a papelada inicial, assim você já vai fazer uma ‘renovação’ ao mesmo tempo em que troca a CNH por uma carteira de motorista Polonesa. A minha brasileira vence em 2 anos, mas por causa do exame médico, minha habilitação Polonesa vencerá daqui 15 anos!”

Uma vez mais, essa não é uma informação encontrada em algum website oficial do governo, mas pode ser que funcione para você também. Creio que vale a pena tentar 😉

É verdade que eles irão reter minha CNH? Sim, eles vão. MAS, eles a enviarão para a embaixada do Brasil. No meu caso, eu simplesmente fui na embaixada uma semana e meia depois, e consegui pegar a minha CNH de volta.

O Prazo de 6 Meses

Você pode dirigir na Polônia com sua permissão internacional para dirigir por até 6 meses, por isso, alguns sites informam que você não pode aplicar para a carteira de motorista polonesa antes desse prazo (a sua karta pobytu atesta há quanto tempo você está na Polônia). Porém, de acordo com o obywatel.gov.pl, você pode fazer a aplicação a qualquer momento.

O site justaskpoland.com escreveu um excelente post sobre este tópico e ele também confirma que você não precisa estar na Polônia há mais de 6 meses para aplicar para a carteira de motorista polonesa. NO ENTANTO, caso você queira aplicar antes deste prazo de 6 meses, além dos documentos necessários, você também precisará declarar sob pena de perjúrio que você vai morar na Polônia por mais de 6 meses.

No meu caso, eu esperei 6 meses antes de solicitar a carteira de motorista porque pensei que era obrigatório naquela época. E na verdade, quando entreguei meus documentos no Escritório Distrital, a atendente contou quantos meses faziam desde que minha karta pobytu tinha sido emitida. Então eu acho que isso pode ser um tópico meio confuso, e nem todos os oficiais vão interpretá-lo da mesma maneira.

Minha Situação

Quando eu apliquei para a carteira de motorista polonesa:

  • Eu não tinha nenhuma infração ou multa na minha CNH (a embaixada vai checar isso)
  • Eu tinha acabado de renovar a minha CNH no Brasil, então ela era válida por aproximadamente mais 5 anos
  • Eu tinha Karta pobytu há mais de 6 meses

Documentos Necessários

Os documentos necessários para esse processo são os seguintes:

OBS: Nós vimos relatos de outras pessoas que conseguiram obter a carteira de motorista polonesa sem ter uma Karta Pobytu. Caso esse seja o seu caso, pode valer a pena tentar também. No blog Vivendo Polônia o Fábio descreve como foi a experiência dele em obter a carteira de motorista polonesa sem a Karta Pobytu.

Tradução Juramentada

Eu fiz a tradução em Varsóvia com Aleksandra Rutyna (aleksandrarutyna@o2.pl). Ela fez a tradução rápida e me cobrou apenas 40 zl. Eu recomendo ela caso você precise fazer o mesmo.

Foto

Eles tem muitas especificações sobre como a foto deve ser tirada, como é descrito no obywatel.gov.pl. Mas resumindo, a foto tem de ser:

  • Tamanho 35 x 45mm
  • Colorida
  • Recente (não mais antiga do que 6 meses)
  • Boa qualidade com contraste natural
  • Fundo uniforme

Você pode ver alguns exemplos de foto nesse link. São exemplos para fotos de passaporte, mas os requisitos são basicamente os mesmos.

Quick Tip – Como pagar praticamente nada pelas suas fotos para documentos

Uma vez eu fui em um estúdio de fotos aqui em Varsóvia e paguei 25 zl por 4 fotos (na verdade, eu paguei 10 zl a mais porque queria ter o arquivo digital). Na próxima vez que eu precisei de fotos, eu simplesmente imprimi a foto que tirei no estúdio, usando o passo-a-passo que descrevo abaixo e adivinhe quanto eu gastei? 1.58 zl! E isso foi por 10 fotos! Então, cada foto me custou em torno de 16 groszy.

Se você tiver uma foto digital que atenda aos requisitos da carteira de motorista polonesa, aqui estão os passos a seguir:

  1. Faça o upload da foto no site idphoto4you.com para gerar um conjunto de imagens pronto para impressão
  2. Escolha o país – Polônia
  3. Escolha o tamanho de impressão (quanto maior o tamanho de impressão, maior o número de imagens). Lembre-se do tamanho de impressão que você escolheu, pois no momento em que você for imprimir você precisará informar o mesmo tamanho de impressão
  4. Salve o arquivo em um pen drive
  5. Vá para algum lugar que tenha uma máquina de impressão de fotos (veja a imagem abaixo, eu fiz isso no Rossman). Você só precisa conectar o seu pen drive, escolher o arquivo, escolher o tamanho de impressão e imprimi-la.
rossman-kodak-machine
Máquina da Kodak para imprimir fotos.

Ao final do processo, você somente terá de cortar as fotos individualmente.

Zameldowanie

A Zameldowanie é o registro que você tem de fazer no escritório distrital. Após o registro você pode solicitar um documento que serve como prova de seu endereço, leve esse documento quando for aplicar para a carteira de motorista polonesa. Para saber mais sobre o processo da Zameldowanie leia esse outro artigo que escrevemos.

Declaração (Oświadczenie)

Esta é uma declaração onde você afirma que está fornecendo informações verdadeiras. Você não precisa se preocupar com este documento de antemão, a atendente vai te dar no momento da aplicação.

Formulário

Você pode obter o formulário no Escritório Distrital ou você pode baixá-lo neste link e depois imprimi-lo. Caso você escolha a segunda opção, apenas certifique-se de imprimi-lo em frente e verso na borda curta (modo paisagem). Eu imprimi frente e verso mas na borda longa, e a atendente rejeitou porque a máquina não poderia ler o formulário dessa maneira. Então eu tive que preencher um novo formulário no Escritório Distrital.

Eu tirei uma foto do formulário de exemplo que está disponível no Escritório Distrital para ajudar vocês a preencherem o formulário. Vejam as imagens abaixo:

form_prawo_jazdy_1

form_prawo_jazdy_2

Algumas orientações que a atendente me deu enquanto preenchia o formulário:

  • No campo C> 2.> g), você deve informar todos os anexos não mencionados nos itens anteriores, como:
    • Oświadczenie z dni XX – Declaração que mencionei anteriormente. Substitua o XX pela data em que você está aplicando para a carteira de motorista.
    • Potwierdzenie opłaty – Prova de pagamento
    • Tłumacznie przysięgłe prawa jazdy – Tradução juramentada de sua CNH
    • Kopię karty pobytu – Cópia da sua karta pobytu
  • No campo F, é especificado como você deseja receber a carteira de motorista quando ela estiver pronta. A atendente me disse que a forma de entrega DEVE ser pessoalmente (primeira opção – odbiorę osobiście).

O Processo

O processo tem 4 etapas:

  • Escritório Distrital – Inicie a aplicação
  • Embaixada – Verifique se eles precisam de informações extras de você
  • Escritório Distrital – Troque sua CNH pela carteira de motorista polonesa
  • Embaixada – Recupere a sua CNH

Escritório Distrital – Inicie a aplicação

Depois de reunir os documentos necessários, você pode iniciar a sua aplicação no Escritório Distrital onde você está registrado. Quando você chegar lá:

  1. Pegue uma senha na máquina, como é mostrado a imagem abaixo (L – Prawa jazdy).Ticket number to get from the machine for applying for the Polish driving licence
  2. Quando chegar a sua vez, diga para a atendente que você quer trocar a sua carteira de motorista por uma polonesa e entregue os documentos para ela.
  3. A atendente vai checar os documentos e pode ser que ela te peça para corrigir algo. Depois ela vai te dar dois papéis:
    • Um informando o valor que você tem de pagar. Volte para a máquina e pegue uma senha para o caixa, conforme mostrado na figura abaixo (K – Kasa).
      Ticket number for making payments at the district office
    • Uma declaração que você deve assinar (oświadczenie), como mencionei anteriormente. Esta declaração basicamente afirma que você está fornecendo informações verdadeiras.
  4. Entregue o comprovante de pagamento e a declaração de volta à atendente juntamente com todos os documentos (você pode precisar pegar uma nova senha para L – Prawa Jazdy).

Note que neste momento eles não vão reter a sua CNH.

Embaixada – Verifique se eles precisam de informações extras de você

Alguns dias depois:

  • Alguém do Escritório Distrital enviará um e-mail para a embaixada pedindo para eles validarem o seu documento (eles vão colocá-lo em cópia).
  • Alguém do Escritório Distrital também pode te ligar pedindo para que você imprima a carta que eles anexaram no e-mail e que a leve junto com uma cópia da CNH para a embaixada. Isso pode ajudar a acelerar o processo.
  • Na embaixada, você vai explicar que você está solicitando uma carteira de motorista polonesa e vai perguntar se eles precisam de alguma informação extra para validar sua CNH.
  • Uma vez que eles verificarem que tudo está certo com a sua CNH, eles responderão de volta para o Escritório Distrital.

Ir na embaixada é um passo fundamental principalmente se a sua CNH tiver sido emitida em São Paulo. Na embaixada me disseram que para todos os outros estados eles conseguem checar a situação atual da CNH apenas com os dados presentes na sua CNH. No entanto, no caso de São Paulo eles precisam de informações extras para terem acesso ao status da sua CNH.

Veja no mapa abaixo o endereço da embaixada em Varsóvia:

Escritório Distrital – Troque sua CNH pela carteira de motorista polonesa

Quando a carteira de motorista estiver pronta, o Escritório Distrital vai ligar pra você dizendo que você pode pegá-la. Mais uma vez, pegue uma senha para L – Prawa jazdy, e quando chegar a sua vez, eles solicitarão um documento de identificação. Você também terá de entregar a sua CNH para eles, que eles vão reter e em troca você receberá a carteira de motorista polonesa.

Embaixada – Recupere a sua CNH

O Escritório Distrital então enviará sua CNH para a embaixada. No meu caso, eu consegui recuperá-la sem problemas. Troquei a carteira de motorista no dia 09/11/17 e peguei a minha CNH de volta na embaixada no dia 20/11/17.

Então…

Este é um processo simples, mas torna-se problemático porque as atendentes não necessariamente falam inglês. Se você não fala polonês, sugiro levar um amigo que fale para ajudá-lo a resolver as coisas. Isso só é realmente importante no dia da aplicação. Se você tiver alguma dúvida sobre o processo, sinta-se à vontade para deixar um comentário e eu responderei. 🙂

Gostou desse post? Assine o nosso newsletter e fique por dentro do que acontece por aqui! 😉

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 1,113 other followers

Advertisements

6 thoughts on “Como Obter uma Carteira de Motorista Polonesa com Base na sua CNH – Prawo Jazdy

Add yours

  1. Oi
    Eu sou brasileiro e moro na Suécia e tenho passaporte europeu .
    Se eu alugar um quarto ou algo na Polonia só para ver essa troca acha q funciona ?.
    Na Suécia sai mais de 3 mil euros para tirar a habilitação para dirigir

    Like

    1. Olá Rogério! A lei exige que você esteja morando na Polônia há 6 meses ou que você prove que vai ficar aqui por mais 6 meses. Isso é geralmente comprovado através de um visto, como a karta Pobytu. Nesse caso seria complicado pra você conseguir, mas já ouvi relatos de Brasileiros que conseguiram fazer o processo morando aqui por apenas 1 mês e apresentando a zameldowane (registro de residência temporária na Polônia), sem karta pobytu. Então pode ser que você consiga, mas há um risco envolvido, já que segundo a lei você não teria direito a isso. Um abraço!

      Like


    2. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsOi Rogério, e Rafael!
      Rogério, você conseguiu trocar a sua CNH?
      Eu sou um caso parecido, também tenho cidadania EU, moro na Alemanha (Berlim). Aqui também é caro, e difícil.
      E Rafael, tenho a seguinte dúvida, talvez você possa me ajudar: consigo fazer o Zameldowanie sem um contrato de aluguel? Esse contrato de aluguel serviria se alguém fizesse uma carta alegando que resido em determinado endereço, como ocorre aqui na Alemanha? Como o Zameldowanie, pelo que eu entendi, fica pronto na hora, eu conseguiria com ele no mesmo dia dar entrada na troca da carteira? A Karta Pobytu é realmente necessária para trocar a CNH?
      Obrigada!

      Like

      1. Olá Karina!

        Respondendo às suas perguntas:

        “consigo fazer o Zameldowanie sem um contrato de aluguel? Esse contrato de aluguel serviria se alguém fizesse uma carta alegando que resido em determinado endereço, como ocorre aqui na Alemanha?”

        Eu não sei dizer se você consegue usar uma carta no lugar do contrato de alguel para obter a zameldowanie. Em todos os relatos que vi, as pessoas usavam o contrato de aluguel.

        “Como o Zameldowanie, pelo que eu entendi, fica pronto na hora, eu conseguiria com ele no mesmo dia dar entrada na troca da carteira?”

        Sim, ela fica pronta na hora e você conseguiria dar entrada na carteira de motorista logo em seguida.

        “A Karta Pobytu é realmente necessária para trocar a CNH?”

        Digamos que com a Karta Pobytu (e também com 6 meses morando na Polônia) é quase 100% certo que você conseguiria trocar a carteira de motorista. Sem a Karta Pobytu a suas chances diminuem, pois de acordo com a legislação você deve provar de alguma maneira que você está vivendo ou pretende viver na Polônia por um período maior do que 6 meses, e a Karta Pobytu ajuda justamente a provar isso. Por outro lado, já ouvi relatos de pessoas que conseguiram fazer o processo sem ter uma Karta Pobytu (https://vivendopolonia.wordpress.com/2017/06/18/troca-de-carteira-de-motorista-brasileira-pela-polonesa/). Acredito que vai depender muito de como o oficial que te atender vai interpretar o seu caso.

        Espero ter te ajudado, boa sorte!

        Like

  2. Sim.. É possível fazer se a Karta Pobytu mas vc precisa ter visto.. Eu tinha visto de um ano e troquei com menos de dois meses morando na Polônia..

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

Up ↑